O município de Terra Boa recebe neste sábado, dia 17, a primeira edição anual do CastraPet – Programa Permanente de Esterilização de Cães e Gatos do Governo do Paraná. A iniciativa é coordenada pelo Instituto Água e Terra (IAT) e teve sua origem no próprio município há quase dez anos, quando o atual Secretário de Estado da Agricultura e do Abastecimento do Paraná e deputado estadual Márcio Nunes ocupava o cargo de secretário de Desenvolvimento Sustentável.
O programa municipal da época ganhou abrangência estadual. Ao longo de sua trajetória, o CastraPet já realizou mais de 400 mil atendimentos, com a esterilização de cães e gatos. Somente no 5º ciclo do programa, realizado no ano passado, mais de 100 mil animais foram atendidos em todo o estado.
Nesta edição em Terra Boa serão atendidos 120 animais, sendo 60 cães e 60 gatos, todos previamente cadastrados. O cadastro é realizado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, seguindo os critérios e protocolos técnicos exigidos pelo programa estadual. A participação do município neste ciclo é resultado de procedimentos administrativos e técnicos realizados ao longo de 2025, etapa necessária para que os municípios possam ser habilitados a receber os atendimentos no ano seguinte e garantir a continuidade das ações.
O secretário municipal de Meio Ambiente, Carlos Cezar Medeiros, lembra que a execução do programa envolve contrapartidas por parte do município. Segundo ele, para formalizar a participação em mais uma edição do CastraPet, foi necessário cumprir diversas exigências, como ações de divulgação e conscientização, além da realização da campanha de vacinação antirrábica, promovida nesta semana.
Carlos Cezar também ressalta que, neste momento, apenas os animais previamente cadastrados serão atendidos, mas orienta a população a manter o cadastro atualizado. De acordo com ele, o prefeito Valtinho já sinalizou novas parcerias com o Governo do Estado, o que pode viabilizar outras edições do CastraPet ainda neste ano em Terra Boa.
O CastraPet será realizado neste sábado, no Centro de Eventos Terra Brasil, a partir das 8h da manhã, atendendo exclusivamente os animais cadastrados e respeitando os critérios técnicos estabelecidos pelo programa.

